O processo de geração de energia possui várias etapas, que consistem em uma série de transformações pelas quais passam o minério utilizado como matéria-prima. Depois de utilizado, o combustível se transforma em lixo radioativo. É importante ressaltar que todas as etapas da produção de energia radioativa oferecem sérios riscos de acidentes, seja por contaminação da água, solo, ar, bem como pessoas e animais. Não fosse apenas isso, ainda não existem destinos seguros e permanentes para o descarte desse material.
Os seres humanos que se submetem à exposição de material radioativo tornam-se vulneráveis ao desenvolvimento de câncer, má formação fetal, aborto, falência do sistema nervoso central, síndrome gastrointestinal, além de outras doenças.
Não fossem apenas os prejuízos causados aos seres humanos pela falta de políticas preventivas e eficazes para a população que direta ou indiretamente se expõe a esse tipo de material, o meio ambiente também acaba por sofrer as conseqüências do uso indevido desse tipo de energia, pois apesar de geralmente serem disseminadas idéias como a de que a geração de energia nuclear é livre de emissões de gases, pesquisas comprovam que essa afirmação não é totalmente verdadeira.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0MUi1t1cgkgyUx9MqkpdWpUGKkeZdoVV564rM9uDG-_PYaxAwENvl8tWoLdO9gjc6BZ1G8MQn_WT_SHfY-TsLDIcZDvUNhGUdPVm9ngu5Y9380pVAAhDQ0mKlKv7OI7LmcFyAQgDGUUM/s320/RADIA%C3%87%C3%83O.jpg)
FONTES UTILIZADAS:
BAITELO, Ricardo. Cortina de fumaça: AS EMISSÕES DE GASES ESTUFA E OUTROS IMPACTOS DA ENERGIA NUCLEAR. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário