terça-feira, 9 de abril de 2013

Aquecimento Global x Radioatividade





Você consegue estabelecer uma relação entre o aquecimento que o nosso planeta tem enfrentado e as novidades da radioatividade? Você consegue imaginar quais conseqüências cairiam sobre o planeta se nós reativássemos a nossa indústria nuclear? A Organização não governamental Greenpeace afirma: “Investir em tecnologia nuclear para a geração de energia é perigoso, piora o cenário de aquecimento global e joga na privada o dinheiro dos contribuintes. (...) Ressuscitar o Programa Nuclear Brasileiro é um retrocesso.”
O processo de geração de energia possui várias etapas, que consistem em uma série de transformações pelas quais passam o minério utilizado como matéria-prima. Depois de utilizado, o combustível se transforma em lixo radioativo. É importante ressaltar que todas as etapas da produção de energia radioativa oferecem sérios riscos de acidentes, seja por contaminação da água, solo, ar, bem como pessoas e animais. Não fosse apenas isso, ainda não existem destinos seguros e permanentes para o descarte desse material. 
Os seres humanos que se submetem à exposição de material radioativo tornam-se vulneráveis ao desenvolvimento de câncer, má formação fetal, aborto, falência do sistema nervoso central, síndrome gastrointestinal, além de outras doenças. Não fossem apenas os prejuízos causados aos seres humanos pela falta de políticas preventivas e eficazes para a população que direta ou indiretamente se expõe a esse tipo de material, o meio ambiente também acaba por sofrer as conseqüências do uso indevido desse tipo de energia, pois apesar de geralmente serem disseminadas idéias como a de que a geração de energia nuclear é livre de emissões de gases, pesquisas comprovam que essa afirmação não é totalmente verdadeira. 
É verdade que os reatores em si não emitem gás carbônico de forma direta, no entanto, a cadeia produtiva, que vai desde a construção da usina, extração do minério ao descarte do lixo somam altos índices de poluição, o que torna essa produção inviável ao meio ambiente. “A relação entre emissões totais e energia gerada faz da energia nuclear uma opção mais poluidora do que energias renováveis. De acordo com a metodologia de Storm e Smith para o cálculo de emissões, o ciclo de geração por fontes nucleares emite de 150 a 400 gCO2/kWh, enquanto o ciclo por geradores eólicos emite de 10 a 50 gCO2/kWh.” (BATELLO, 2007)

 FONTES UTILIZADAS:
  BAITELO, Ricardo. Cortina de fumaça: AS EMISSÕES DE GASES ESTUFA E OUTROS IMPACTOS DA ENERGIA NUCLEAR. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2013. 

Coloque nos comentários sua opinião sobre o assunto, será mesmo energia nuclear perigosa??

Nenhum comentário:

Postar um comentário