sábado, 13 de abril de 2013

Gen - Pés Descalços


Um espectador desavisado pode achar que Gen Pés Descalços é mais uma animação "bonitinha" sobre um menino e sua família, enfrentando as dificuldades da vida, e até seria, se não fosse pelo fato de que a história se passa em 1945, na cidade de Hiroshima, e de sabermos o que vai acontecer.
Logo após o fim da segunda grande guerra, os japoneses - derrotados - foram proibidos pelo governo americano de escrever a realidade da bomba, mas com o tratado de paz algumas obras foram liberadas alguns anos depois, desde que não mostradas ao povo americano. Gen foi uma delas.
O filme Gen Barefoot (Hadashi no Gen, Japão, 1983) é uma adaptação da história em quadrinhos homônima, escrita por Keiji Nakazawa (1939-Hiroshima). Publicada no ano de 1973 no semanário Shukan Shonen Jampu, a obra foi divida e republicada em quatro partes. Gen é uma obra semi-auto-biográfica que relata o que o autor viveu após a explosão da bomba atômica.
O filme conta a história de Gen Nakaoka, um garoto de 7 anos de idade, e relata como ele, seu pai, mãe (que estava grávida) e irmãos, sobreviviam durante a Segunda Guerra Mundial na cidade japonesa de Hiroshima. Os personagens são constantemente aterrorizados pela fome, pois grande parte de seus ganhos tinha que ir para o Estado, e também devido à escassez gerada pelos ataques aéreos americanos. O pai de Gen é agricultor e artesão de chinelos. No seu discurso contra a guerra ele criticava os loucos do governo que os colocaram nesta situação e, mesmo sendo massacrados pelos aliados, não se rendiam.

Imagem em quadrinhos dos momentos após o lançamento da bomba.



Assista o filme completo sobre a visão dos japoneses sobre a tragédia de Hiroshima:




No dia 6 de agosto, um avião solitário sobrevoa Hiroshima e lança uma bomba de efeito muito maior do que as outras já vistas até então, a terrível bomba atômica. Gen sobrevive devido a uma coincidência e quando volta para casa vê que somente sua mãe está salva. Seu pai e irmãos estão presos sob o teto desmoronado de sua casa. Depois de alguns dias sua matriarca entra em trabalho de parto e dá a luz a uma menina chamada Tomoko.
Em uma Hiroshima totalmente destruída, Gen procura por comida e médicos mas só encontra corpos se deteriorando e pessoas moribundas com suas peles derretendo. Conforme o tempo vai passando, aparecem alguns efeitos da radiação, como a chuva negra. Nas pessoas que estavam no local, como o próprio protagonista da história, surgem sintomas como cegeuira, frio e perda de cabelos.
 Gen trata sobre a Segunda Guerra Mundial na visão dos civis japoneses, cujo país que entrou para o Eixo, e conseqüentemente no conflito, devido aos seus governantes burocratas. A obra traz um relato muito chocante e real sobre um fato que é historicamente visto apenas pelo lado dos americanos, como algo muito bom e que acabou com a Guerra, um ato de bondade realizado pelos xerifes do mundo. Como o próprio autor viveu no cenário descrito pelo filme ele pôde nos mostrar como tudo realmente aconteceu,fazendo-nos viver tudo o que ele e o povo japonês passaram e com o intuito maior de impedir que isso volte a ocorrer.



Um comentário: