terça-feira, 2 de abril de 2013

Hiroshima e Nagasaki tem uma história pra contar.



Oi gente, essa postagem é um especial sobre as bombas em Hiroshima e Nagasaki. Nós ouvimos falar muito sobre esses ataques ao longo dos anos na escola, mas que tal aprendermos mais um pouco sobre eles?

No final da Segunda Guerra MundialHiroshima e Nagasaki, duas importantes cidades Japonesas, sobreram um ataque com bombas nucleares. Os EUA, por meio da ação militar da Força Aérea, sob ordens do presidente norte-americano Harry S. Truman, bombardearam as duas cidades japonesas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945.
Little Boy

Fat Man
Em Hiroshima foi jogada a bomba atômica 
“Little Boy” e, três dias depois, a bomba “Fat Man” em Nagasaki. Até os dias de hoje, as duas bombas foram as únicas armas nucleares utilizadas de fato numa guerra. Estima-se que cerca de 140.000 pessoas morreram em Hiroshima e 80.000 em Nagasaki, além das mortes ocorridas posteriormente aos ataques em decorrência da exposição radioativa.
A maioria dos mortos era composta por civis, mulheres, idosos e crianças, pessoas que não estavam combatendo na guerra. As bombas atômicas forçaram a rendição das tropas do Império do Japão em 15 de agosto de 1945, em 2 de setembro do mesmo ano foi assinado o armistício oficial e o fim da II Guerra Mundial.
As bombas foram resultado do Projeto Manhattan, um trabalho planejado pelos EUA em parceria  com o Reino Unido e o Canadá. O propósito inicial era ter uma bomba contra a Alemanha Nazista.
O primeiro dispositivo nuclear foi testado em 16 de julho de 1945, em Los Alamos, estado no Novo México. A escolha de Hiroshima e Nagasaki foi feita a partir de análises e interesses militares, essas duas cidades japonesas eram regiões mais avançadas industrialmente no Japão. 

Quem estava a pelo menos 1km de distância morreu imediatamente, sem contar o número de pessoas que morreu depois por exposição a radiação. Muito triste! É claro que muita gente se sentiu "ferida" com esses ataques, mesmo sem ter presenciado os fatos. Como é o caso de Vinicius de Moraes, um poeta, autor e músico ilustre brasileiro que fez o poema Rosa de Hiroshima, homenageando as vitimas, de uma certa forma. Esse poema foi musicado por Arnaldo Antunes, Ney Matogrosso e a banda Secos e Molhados e foi lançado como música no período da Ditadura Militar, isso é que é coragem!

Confiram abaixo um vídeo que resume um pouco da história dos ataques a Hiroshima e Nagasaki e também a letra da música Rosa de Hiroshima.




Rosa de Hiroshima 

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada


Obrigada por ler, não esqueçam de deixar um comentário falando o que achou do post! Um grande beijo e confiram na Zona de Radiação um post especial sobre Bombas Atômicas. Até breve.

Um comentário: