sábado, 13 de abril de 2013

Radiação e impacto ambiental na agropecuária

A exposição de material nuclear ao meio ambiente libera substâncias radioativas no ar e no solo. Essas substâncias contaminam plantas, rios, os animais e as pessoas em volta. Os dois elementos mais perigosos são o iodo radioativo e o césio, subprodutos da fissão nuclear do urânio.
Na água a radiação pode depositar césio nos lençóis freáticos e contaminar quem entra em contato com a mesma. Os solos tornam-se inférteis e demoram varias décadas para se recuperarem. E no ar grande parte dos elementos radioativos não ficam suspensos, mas alguns elementos como o iodo radioativo e césio 137 continuam na atmosfera por um tempo e pode ser inspirado por animais e seres humanos, e dependendo do nível de radiação, o contato pode causar queimaduras na pele, principalmente nos pequenos agricultores rurais que não utilizam os equipamentos de proteção individuais (EPIs).

Fontes Utilizadas em todas as postagens:

Bragantia, Revista cientifica do instituto agronômico do estado de São Paulo, vol.37, Campinas, outubro de 1978, Nº 12.

BEATRIZ JORDÃO PARANHOS, Pesquisadora Embrapa Semi-Árido, Técnica do Inseto Estéril:Tecnologia ambientalmente segura no combate às pragas, EMBRAPA, Outubro 2007- Porto Seguro/BA.

http://www. cena.usp.br/irradiacao/irradiacaoalimentos.htm

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABX94AA/radioatividade-suas-aplicacoes
http://www.brasilescola.com/quimica/radioatividade-nos-alimentos-na-agricultura.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário