domingo, 14 de abril de 2013

O que é a Radiação?



Radiação é aquilo que irradia (sai em raios) de algum lugar. Em física, o termo refere-se usualmente a partículas e campos que se propagam (transferindo energia) no espaço (preenchendo ou não por matéria). Existem radiações ionizantes e não ionizantes.

A radiação ionizante é a utilizada nos tratamentos médicos Desde a sua descoberta, foram encontradas importantes aplicações e desenvolvidas inúmeras tecnologias para sua obtenção.

Apesar da enorme preocupação que o tema exerce, a radioatividade existe em inúmeras aplicações do cotidiano. Em um irradiador industrial, a esterilização de alimentos ou assepsia em larga escala de materiais hospitalares é conseguida pela exposição controlada dos mesmos a altas doses de radiação.
Através do uso de materiais radioativos, pode-se recorrer a técnicas radiológicas muito sofisticadas (como o SPECT – tomografia computadorizada por emissão de único fóton - e o PET – tomografia por emissão de pósitron). E, pela técnica chamada “medicina nuclear”, átomos radioativos, associados a drogas farmacológicas específicas, conseguem eficientemente ser depositados próximos a tumores cancerígenos.
Na medicina
· Radiologia – obtenção de imagens radiográficas para auxiliar os diagnósticos
· Radioterapia – tratamento de tumores
· Medicina nuclear – tanto para o diagnóstico como para o tratamento de doenças.

Efeitos da radiação:
Pode provocar o aparecimento de enfermidades como o câncer, hemorragias, problemas digestivos, infecções ou doenças autoimunes: o impacto da radiação nuclear, potencialmente devastador, varia dependendo da dosagem.
Em grandes doses, existe uma relação direta entre a quantidade de radiação recebida e a patologia induzida. As contaminações brutais, como aquelas provocadas pelas bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, podem causar problemas durante décadas.
Os efeitos biológicos variam também segundo a natureza da radiação e os órgãos atingidos (ovários ou testículos são considerados 20 vezes mais sensíveis do que a pele) pelo câncer ou pela via de absorção (oral ou cutânea) e a susceptibilidade individual (capacidade de reparar o DNA).

Um comentário: