sábado, 13 de abril de 2013

Conservação dos alimentos

A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos, e consiste no tratamento dos mesmos com radiação ionizante. Reduzindo as perdas naturais causadas por processos fisiológicos (brotamento, maturação e envelhecimento), além de eliminar ou reduzir microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento,  tornando-os também  mais seguros ao consumidor.


                Figura 1. Cebolas irradiadas há seis meses (direita) e cebolas não irradiadas (esquerda)



Figura 2.A irradiação pode ser usada para inibir a maturação em algumas frutas
Existem algumas técnicas de conservação de alimentos que utilizam a irradiação de raios gama de isótopos como o cobalto 60 esterilizando as frutas através da destruição de fungos e bactérias. As radiações também servem para impedir a deterioração dos cereais nos armazéns. Entre as plantas mais modificadas se incluem a soja, o arroz e o trigo.
Todas essas técnicas devem ser feitas de forma bem controlada e definida, de modo a não deixar resíduos e nem causar alterações nos alimentos e plantas. Os átomos radioativos devem cessar as suas atividades antes de os alimentos serem embalados. Os alimentos irradiados trazem o símbolo abaixo, conhecido como radura:
                                         Figura 3. Símbolo dos alimentos irradiados, radura.

Uma curiosidade é que produtos como o leite e seus derivados, além de alimentos muito gordurosos, não podem ser irradiados, pois sofrem reações de oxidação e ficam rançosos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário